Planetas

NASA libera imagens da Terra registradas por novo satélite

NASA e NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) lançaram um satélite chamado de GOES-16, também conhecido como GOES-R, e agora eles liberaram suas primeiras imagens da órbita – e elas são incrivelmente fantásticas.

O satélite foi lançado no dia 19 de novembro de 2016, no foguete Atlas V. E como o próprio nome sugere, é o 16º da série GOES (Geoestationary Operational Environmental Satellite), dos quais apenas alguns ainda estão operacionais. Eles foram usados para prever o tempo, monitorar tempestades severas desde 1975.

O GOES-16 é particularmente impressionante. Um dos seus instrumentos – o Advanced Baseline Imager (ABI) – pode ver como as tempestades evoluem em minutos, ao invés das horas que estávamos limitados antes.

“Ver estas primeiras imagens do GOES-16 é um momento fundamental para a equipe de cientistas e engenheiros que trabalharam para levar o satélite em órbita e agora estamos prontos para explorar novas possibilidades de previsão do tempo com esses dados e imagens”, disse Stephen Volz, administrador assistente da NOAA. “As imagens incrivelmente nítidas são tudo o que esperávamos com base em nossos testes antes do lançamento”, concluiu ele.

GOES-16 está em uma órbita geoestacionária a 35.000 quilômetros de altura, embora sua posição final será decidida até maio de 2017. Três novos satélites GOES também serão lançados nos próximos anos – o próximo é o GOES-17, programado para ser lançado em 2018.

Abaixo você pode ver as imagens:

[expander_maker id=”4″ more=”CONTINUE LENDO” less=”MOSTRAR MENOS”]

Essa imagem mostra o disco da Terra.
Essa imagem mostra o disco da Terra.
Uma tempestade significativa é vista atravessando os EUA.
Uma tempestade significativa é vista atravessando os EUA.
América do Norte visto nos 16 canais do satélite - dois visíveis, quatro próximos infravermelhos e 10 infravermelhos.
América do Norte vista nos 16 canais do satélite – dois visíveis, quatro próximos infravermelhos e 10 infravermelhos.
A camada de poeira sahariana é vista à extrema direita desta imagem.
A camada de poeira sahariana é vista à extrema direita desta imagem.
O Caribe e Flórida.
O Caribe e Flórida.
Agentina, América do Sul, com tempestades no nordeste e nuvens de ondas de montanha no sudoeste.
Argentina, América do Sul, com tempestades no nordeste e nuvens no sudoeste.
A península de Yutacan, no México.
A península de Yutacan, no México.

[IFLS][/expander_maker]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.