NASA lançará sonda para estudar buracos negros, estrelas de nêutrons e pulsares

(Créditos: NASA/JPL-Caltech).

(Créditos: NASA/JPL-Caltech).

A NASA aprovou uma nova missão que irá finalmente penetrar nas regiões mais incríveis do universo.

A agência espacial lançará o Explorador de Polarimetria por Raio-X de Imagem (IXPE, na sigla inglesa) em 2020. A missão terá três telescópios equipados com câmeras especiais que podem medir sensivelmente a luz de raios X emitida nas áreas que cercam buracos negros, estrelas de nêutrons e pulsares.

Os gases nesses ambientes extremos atingem temperaturas de mais de um milhão de graus e os campos gravitacionais e eletromagnéticos intensos torcem e dobram a luz como em nenhum outro lugar do universo. Esses efeitos podem dar aos fótons – partículas de luz – uma direção específica, e é essa direção, conhecida como polarização, que a IXPE irá avaliar como nenhum outro instrumento antes.

Não podemos diretamente saber o que está acontecendo perto de objetos como buracos negros e estrelas de nêutrons, mas estudar a polarização de raios-X emitidos de seus ambientes circundantes revelam a física desses objetos enigmáticos.“, disse Paul Hertz, diretor de divisão de astrofísica para a missão, em um comunicado. “A NASA tem uma grande história de lançamento de observatórios no Astrophysics Explorers Program com novas e exclusivas capacidades de observação. A IXPE abrirá uma nova janela sobre o universo para os astrônomos.”, conclui.

A missão deve custar US$ 188 milhões, que inclui o telescópio, o veículo de lançamento, a operação pós-lançamento e a análise de dados. Será liderado por Martin Weisskopf, do Centro de Voo Espacial Marshall, da NASA. A nave espacial será fornecida pela Ball Aerospace e os detectores de raios-X serão desenvolvidos pela Agência Espacial Italiana.

A IXPE foi selecionada como parte do Programa de Exploração da NASA, que lançou mais de 90 missões e forneceu uma vasta gama de instrumentos. As missões notáveis incluem o “Explorador 1”, que descobriu os cintos de Van Allen em 1958, e o “Explorador Cosmológico de Fundo”, que estudou o fundo cósmico de micro-ondas. [IFLS].

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, com ênfase na astronomia e cosmologia.

2 comentários sobre “NASA lançará sonda para estudar buracos negros, estrelas de nêutrons e pulsares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *