Estrelas,Galáxias

Há um problema de vibração com o telescópio espacial James Webb da NASA

(Foto: NASA Goddard).
(Foto: NASA Goddard).

O Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla inglesa) está tendo momentos difíceis até agora, sendo adiado sete vezes e bilhões de dólares acima do orçamento. Encontrar uma falha no telescópio não vai ser bom para sua reputação.

A NASA disse que uma anomalia foi encontrada durante o teste de vibração, que simula as forças que o telescópio experimentará durante o lançamento em um foguete Ariane 5, em 2018.

Durante os testes de vibração em 3 de dezembro, no Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, Maryland, os acelerômetros ligados ao telescópio detectaram leituras anômalas durante um teste específico.“, diz o comunicado.

A causa ainda não é conhecida. A NASA comunicou que estavam realizando mais testes para identificar a fonte da anomalia. No lado positivo, a NASA disse que a equipe de engenharia não poderia ver sinais de danos visíveis.

Há uma pressão enorme sobre o JWST para ser bem sucedido, não por causa dos atrasos e do excessos do orçamento, mas igualmente porque é faturado como o sucessor ao telescópio espacial de Hubble. Uma vez lançado, ele será posicionado a 1,5 milhões de quilômetros da Terra, onde – ao contrário do Hubble na órbita terrestre – não pode ser reparado por nenhuma missão futura. Por isso, tem de funcionar perfeitamente desda da primeira vez.

O Hubble, infelizmente lançado em 1990, com uma falha de projeto em seu espelho primário, teve que esperar até 1993 para ser consertado por uma missão de serviço de ônibus espacial. Quatro mais missões de manutenção foram realizadas até 2009, e hoje o Hubble funciona perfeitamente, dando-nos vistas surpreendentes do universo. [IFLS].

 

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.