Estrelas

Estrela “colidirá” com a borda do Sistema Solar em 1,35 milhão de anos

(Foto: NASA/JPL-Caltech).
(Foto: NASA/JPL-Caltech).

Em 1,35 milhão de anos, uma estrela vai passar perto do nosso Sistema Solar, provavelmente enviando um enxame de cometas. Um novo estudo publicado na Astronomy & Astrophysics afirmou que esta estrela pode vir ainda mais perto do que esperávamos.

A estrela é chamada de Gliese 710, que é cerca da metade do tamanho do Sol, e está atualmente a 64 anos-luz da Terra. Mas ele está se dirigindo para o Sistema Solar, e em sua aproximação mais próxima estará a apenas 77 dias-luz de distância, ou 13.365 UA (1 UA é a distância da Terra ao Sol). De acordo com o estudo, os astrônomos Filip Berski e Piotr A. Dybczyński, da Universidade Adam Mickiewicz, na Polônia, dizem que esta distância é cinco vezes mais próxima do que o estimado anterior.

Os novos cálculos foram feitos usando o observatório espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), que atualmente mapeia cada estrela da Via Láctea.

Isso pode parecer muito, mas está dentro de uma “concha” de cometas que circunda o nosso Sistema Solar, nomeada Nuvem de Oort, que se estende entre 5.000 e 200.000 UA. É provável, portanto, que esta estrela irá alterar a órbita destes cometas, possivelmente enviando alguns para o Sistema Solar interno.

Gliese 710 vai desencadear vários cometas em direção ao Sol, com uma densidade média de aproximadamente dez cometas por ano, com duração de três a quatro milhões de anos.“, escreveram os pesquisadores em seu trabalho.

O impacto que este evento terá sobre o Sistema Solar não está claro. Se houver humanos nesta época, eles poderão notar um ou dois cometas, embora Júpiter normalmente faz um bom trabalho de detê-los.

Esta não é a única estrela que virá tão perto. [IFLS].

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.