Estamos despreparados para um ataque surpresa de asteroide

Os cientistas trouxeram diversas advertências durante o encontro de outono da União Geofísica Americana. E se um asteroide ou um cometa estiver em rota de colisão com o nosso planeta, não estaríamos preparados para nos defender. De acordo com o Dr. Joseph Nuth, pesquisador da NASA Goddard Space Flight Center, levaria cinco anos para projetar, construir e lançar uma nave espacial para desviar ou destruir qualquer rocha perigosa.

 

“O maior problema, basicamente, é que não há muito que possamos fazer sobre isso no momento”, disse Nuth, na conferência. Ele e seus colegas têm duas sugestões para melhorar nossas chances: criar um observatório dedicado para ganhar dados sobre a potencial ameaça e uma nave espacial carregando um dispositivo nuclear para interceptar a rocha que nos atingiria.

Ambos os dispositivos seriam construídos e mantidos guardados até que nós precisássemos deles. O observatório seria implantado quando descobrimos um asteroide potencialmente perigoso, para recolher dados mais precisos. E o interceptor seria lançado uma vez que sabemos com certeza que a chance de impacto é alta.

Os pesquisadores afirmaram que há muitos fatores a considerar quando se planeja destruir um asteroide. E com base nisso, pode-se decidir qual das duas estratégias possíveis seria a melhor.

Outra técnica interessante seria a do pêndulo cinético. “A técnica do pêndulo cinético pode ser muito eficaz se você tem tempo de espera tempo suficiente”, afirmou o Dr. Weaver, um dos cientistas da conferência. Este método utiliza uma “bala” para acertar o asteroide, que dá um pequeno impulso para a rocha e empurra-a sobre uma órbita diferente.

 

É muito provável que exista muitas rochas espaciais perigosas por aí, e claro que que precisamos de projetos como esses para nos proteger. Mas vêm uma questão: qual deles é o melhor? Deixe nos comentários sua opinião sobre todas essas ideias para salvar a Terra de um impacto de asteroide. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Um comentário sobre “Estamos despreparados para um ataque surpresa de asteroide

  1. Regina

    Será que eles já descobriram algo e está nos alertando de um jeito que não provoca pânico? Porque essa questão foi colocada em palta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *