É verdade que a Terra ficará sem gravidade no dia 4 janeiro?

Depois do 6 dias de escuridão, mais um boato vêm tomando conta das redes sociais: a Terra sem gravidade. A notícia que alguns sites estão divulgando, alega que exatamente ás 9h47 do dia 4 Janeiro, a Terra, Júpiter e Plutão estarão alinhados e isso provocará variações no campo gravitacional terrestre, o que deixaria o nosso planeta com gravidade fraca. E isso supostamente possibilitaria que as pessoas “voassem” por um curto período de tempo.

qq-1-jpg

Mas claro que isso é uma completa mentira. Esse boato – que na verdade é uma piada – foi divulgado pela primeira vez em uma rádio, no dia primeiro de abril de 1976, desde então ele vem repercutindo todos anos de uma forma assustadora. Isso foi apenas uma brincadeira, certo?! Mas pense bem, ela pode ser mais séria do que você imagina: por exemplo, várias pessoas podem acreditar que se saltarem de uma determinada altura, elas possivelmente iriam sair voando. Não seria algo interessante de ver, não é mesmo?

Todos os anos acontece a mesma coisa, muitos divulgam a mentira como se fosse verdade e várias pessoas acreditam, acabando em um alvoroço de proporções enormes.

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

2 comentários sobre “É verdade que a Terra ficará sem gravidade no dia 4 janeiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *