Planetas

Foi descoberta a origem das misteriosas marcas na lua de Saturno

Riscos misteriosos cobrindo a superfície de Titã, a maior lua de Saturno, poderiam ter sido formados por padrões de clima e chuvas variadas, de acordo com uma nova pesquisa. Esses labirintos de vales, canais e picos foram vislumbrados pela sonda Cassini em 2004, e o satélite recentemente completou um mapa mais detalhado do terreno para que os cientistas estudassem.

Comparando o terreno de Titã com o da Terra.
Comparando o terreno de Titã com o da Terra.

O terreno realmente corresponde a vários pontos parecidos na Terra, e essas semelhanças ajudaram os especialistas enquanto tentavam descobrir o que estava acontecendo em Titã.

“Quando vimos pela primeira vez [as marcas], sabíamos que o terreno era especial”, disse Michael Navaska, membro da equipe da Cassini.

Tudo começa pela dissolução de metano líquido e etano chovendo do céu em Titã e depois dissolvendo material orgânico no chão. Formam-se poços isolados, e gradualmente criam-se canais. É provável que o vento também faça parte do processo, dizem os pesquisadores, combinando processos similares aqui na Terra.

Outro fator contribuinte poderia ser a sublimação: é aí que o material congelado passa de um sólido para gás sem passar pelo estado líquido, criando rachaduras ou cavidades na paisagem ao longo do tempo. Também pensa-se que a sublimação ajuda a moldar a superfície nos pólos de Marte, embora, como as temperaturas em Titã são muito menores, provavelmente desempenhou um papel menor por lá.

É incrível como outros mundos possuem mistérios que podemos explicar com fenômenos terrestres, E essa não é a única ocasião em que temos um mistério na superfície de um outro mundo sem que podemos explicar: há um buraco estranho e profundo em Marte que até agora deixou cientistas coçando a cabeça.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.