Astrobiologia,Planetas

Cientistas descobrem cavidade estranha em Marte

Os cientistas analisaram uma depressão estranha na superfície de Marte, e dizem que pode ser o lugar perfeito para procurar sinais de vida, porque poderia conter três ingredientes fundamentais: água, calor e nutrientes.

A estrutura – em forma de funil – se parece com os ‘caldeirões de gelo’ que temos na Terra, onde se formaram quando vulcões entraram em erupção debaixo dos lençóis de gelo na Islândia e Groenlândia. Se esse mesmo processo ocorreu em Marte, o local poderia ser um ambiente quente e rico em nutrientes.

mars-funnels_1024
“Fomos atraídos para este local, porque parecia que poderia sediar alguns dos principais ingredientes para a vida – água, calor e nutrientes”, disse Joseph Levy, pesquisador da Universidade do Texas.

O funil está localizado dentro de uma cratera na beira da Hellas Planitia – uma região no hemisfério sul de Marte. A bacia de Hellas Planitia é a maior cratera de impacto visível já encontrada no Sistema Solar, onde a mesma está crivada de muitas crateras menores, o que sugere que é uma formação muito antiga no planeta vermelho. “Essas formações chamaram nossa atenção porque é estranha”, disse Levy.

A equipe de cientistas também descobriram indícios de que o aumento das temperaturas a partir de uma erupção antiga, poderia ter derretido grandes pedaços de gelo para formar o funil – muito parecido com o que ocorre na Terra quando as camadas de gelo são derretidas dessa forma:

ice-volcano

A esperança agora é que a NASA envie um rover ao planeta vermelho em 2020 para procurar sinais de vida, e este poderia ser um dos lugares para investigar. “Esses locais em Marte realmente se assemelham com os caldeirões de gelo da Terra, e só por causa disso devemos ter um grande interesse em pesquisar por lá”, disse Gro Pedersen, vulcanólogo da Universidade da Islândia. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.