Astrobiologia

Cientistas da NASA revelam como é o interior de Ceres

Uma equipe internacional de cientistas usaram dados de uma nave espacial da NASA para ganhar uma percepção crucial do que se encontra abaixo da superfície do planeta-anão Ceres.

A pesquisa, publicada na revista Science, focou no gelo de água e na distribuição de metal em todo o exterior de Ceres. O planeta-anão parece ter extensos depósitos de gelo, embora tenha uma curiosa falta de ferro. Segundo os pesquisadores, o material que compõe o planeta-anão organizou-se em camadas, devido a processos internos, tornando a superfície rica em água e pobre em metais.

extra_large-1481806287-cover-image

A composição de massa do planeta-anão e da sua superfície é muito diferente, e isto é devido à presença de água no estado líquido no passado, que levam à formação de diferentes compostos químicos e as camadas de gelo.

Este estudo confirmou só as estimativas anteriores do conteúdo de gelo em Ceres, com base na sua densidade, e isso prova que o gelo pode sobreviver até mesmo nas camadas superiores de um mundo com bilhões de anos. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.