Astrônomos descobrem objeto orbitando a Via Láctea

Os cientistas descobriram uma galáxia anã que orbita de forma escondida a nossa própria Via Láctea – e que poderia mudar a nossa compreensão de como a matéria escura mantém as galáxias juntas.

A razão que esta galáxia têm permanecido oculta é que ela é incrivelmente fraca – na verdade, é a menor galáxia satélite que já descobrimos até agora. E a descoberta sugere que pode haver muitas mais destas galáxias escuras à espreita no espaço profundo. Descobrir mais sobre os satélites de nossa galáxia poderia ser a chave para finalmente entender como as galáxias se formam e o papel misterioso que matéria escura têm em manter tudo junto.

O novo satélite foi nomeado de Virgo I, porque se encontra na direção da Constelação de Virgem.

O novo satélite foi nomeado de Virgo I, porque se encontra na direção da Constelação de Virgem.

Já existem cerca de 50 galáxias que conhecemos orbitando a nossa, e cerca de 40 delas são fracas, o que as coloca na categoria das chamadas galáxias anãs esferoidais. 50 galáxias satélites pode soar como muito, mas o problema é que a nossa atual compreensão da matéria escura e como ela ajuda a formar as galáxias sugere que devemos ter ainda centenas de satélites que orbitam a Via Láctea.

Isto é um problema, que até agora, os astrônomos não têm sido capazes de explicar o que está acontecendo. O que sugere que, ou a nossa compreensão da matéria escura está errada, ou um monte desses satélites estão se escondendo de nós.

Esta descoberta não é suficiente para dizer com certeza o que está acontecendo, mas os astrônomos estão agora indo caçar mais desses satélites fracos. De qualquer forma, nós estamos ansiosos para descobrir mais sobre o que está à espreita no escuro, orbitando nossa própria galáxia. [ScienceAlert]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

3 comentários sobre “Astrônomos descobrem objeto orbitando a Via Láctea

  1. Edmar Andrade

    Eu amo tudo isso, o espaço, tudo que se relaciona com as galáxias, planetas, vidas extraterrestres. Curiosidades me chama atenção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *