Astrônomos descobrem estrutura surreal no espaço

Duas galáxias em colisão uma com a outra têm gerado um fenômeno cósmico bizarro: arcos que aparentemente se assemelham a um olho humano. A ilusão de óptica é o resultado de uma galáxia espiral chamada IC 2163 atingindo lateralmente outra galáxia espiral conhecida como NGC 220, e é extremamente raro elas acabarem com essa aparência.

 
“Embora as colisões de galáxias deste tipo não sejam tão incomuns, apenas algumas galáxias terminam com o formato de um olho”, disse Michele Kaufman, astrônoma que observou o fenômeno. Localizada a cerca de 114 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação do Cão Maior, a estrutura foi descoberta utilizando o Atacama Large Millimeter Array (ALMA), no Chile.

nrao16cb21a_nrao-x3

Os cientistas pensam que estes tipos de colisões entre galáxias já foram muito mais comuns quando o Universo era jovem e tais sistemas estelares existiam em maior proximidade uns com os outros.

Em qualquer caso, ver um olho no céu agora é definitivamente marcante, e o fato de que ele melhora nossa compreensão de como estas nuvens de gás em espiral se movem no espaço, significa que isso vai além de um espetáculo, e sim ganho enorme para a ciência. [ScienceAlert]

 

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Um comentário sobre “Astrônomos descobrem estrutura surreal no espaço

  1. Aslam

    Bom, talvez muitas “colisões de galáxias” terminem em formas de “olhos” mas não seja possível perceber por conta do ângulo ou distãncia observadas.

    Outra coisa, mto legal a divulgação e fundação de espaços pra divulgar material desse tipo, da sua parte, Alexsandro! 😉 continuem com isso que é fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *