Astrofísica

Astrônomos confirmam a observação do primeiro pulsar anão branco

Em 2016 os astrônomos descobriram uma anã branca vibrante. Agora eles anunciaram que o objeto é o primeiro pulsar anão branco descoberto.

Conforme relatado na Nature Astronomy, pesquisadores da Universidade de Warwick e do Observatório Astronômico da África do Sul confirmaram que a AR Scorpii (AR Sco) é um pulsar anão branco. O pulsar está em um sistema binário com uma estrela anã vermelha e está localizado a 380 anos-luz da Terra.

Ilustração artística do sistema binário. (Créditos: Universidade de Warwick).
(Créditos: Universidade de Warwick).

Os pulsares anões brancos têm sido teorizados há muitos anos. As anãs brancas são o produto final de estrelas que não são muito grandes, enquanto os pulsares são estrelas de nêutrons girando rapidamente (o produto final de algumas das maiores estrelas). Assim, teoricamente, pode-se ter uma anã branca altamente magnetizada, rapidamente girando.

Mas esse objeto tem “escapado” dos astrônomos há décadas, até o ano passado, quando a AR Scorpii foi vista “chicoteando” a sua companheira vermelha com um fluxo de partículas. A anã branca gira sobre si mesma a cada 2 minutos e tem um campo magnético 100 milhões de vezes maior do que o da Terra.

A corrente de partículas da anã branca para a vermelha acelera os elétrons da atmosfera da estrela vermelha para quase a velocidade da luz. Esse fenômeno nunca foi testemunhado antes.

As duas estrelas do sistema giram em torno uma da outra a cada 3 horas e 36 minutos e estão a 1,4 milhão de quilômetros de distância uma da outra. [IFLS].

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.