Planetas

A NASA quer sua ajuda para encontrar o nono planeta do Sistema Solar

Desde janeiro do ano passado, evidências de um planeta misterioso e enorme à espreita na borda do nosso Sistema Solar estão surgindo. E os astrônomos querem sua ajuda para encontrá-lo.

Ninguém nunca viu o chamado “Planeta Nono” até agora, mas os pesquisadores mostraram que algo está puxando os objetos no cinturão de Kuiper de uma forma que não pode ser explicada pelos oito planetas que conhecemos. E a melhor explicação que se adapta a essa situação é um nono planeta que leva até 20.000 anos para orbitar o Sol, e é 10 vezes mais maciço do que a Terra.

Você pode até pensar que algo grande seria fácil de detectarmos, mas uma equipe de pesquisadores dizem que o mundo misterioso é tão distante, que poderia estar facilmente escondido à nossa vista. As melhores estimativas sugerem que o planeta está a cerca de 149 bilhões de km do Sol – ou 75 vezes mais distante do que o antigo planeta Plutão.

“Se ele existe, o Planeta 9 pode ser grande – talvez 10 vezes a massa da Terra, mas orbitando muito além do Cinturão de Kuiper”, disse o astrônomo Adam Schneider, da Universidade Estadual do Arizona, que faz parte de um novo projeto científico para caçar o planeta .

A melhor parte é que você pode participar sem ter que sair do seu sofá.

O projeto pede aos amantes da ciência que procurem através de breves vídeos feitos a partir de imagens capturadas pelo Wide-campo Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA para ver se existem vestígios do Planeta Nove.

Os vídeos destacam objetos que se moveram gradualmente pelo céu e precisam de sua ajuda para descobrir se algum deles poderia ser o misterioso Planeta Nono – ou qualquer outra coisa que esteja escondida entre a borda do nosso Sistema Solar e nossa estrela mais próxima.

NA
NASA

Acima você pode ver o tipo de vídeo que as pessoas serão solicitadas a digitalizar, procurando outros objetos em movimento. E se você localizar o caminho certo, você poderia estar em uma das maiores descobertas do século XXI. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.